quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Olhares da Exposição

Através do convite feito pela professora de Português visitei a exposição “Flora de Brincadeiras” na biblioteca municipal de Vila Pouca de Aguiar.
Com esta visita percebi que se podem fazer coisas bastante engraçadas com objectos que recolhemos na natureza fazendo assim uma obra de arte. Ao visualizar cada uma das obras fiquei desde logo sem saber qual iria escolher uma vez que todas elas tinham sido elaboradas de uma forma original e tinham um significado lógico.
Os objectos visualizados diziam respeito a vários utensílios de cozinha, meios de transporte, alimentos, objectos que visualizamos todos os dias e dos quais não reflectimos.
Através desta visita foi possível reflectir sobre a evolução de todos aqueles objectos, bem como permitiu exercer um pensamento relativo à importância de cada um daqueles objectos, tanto no nosso dia-a-dia, bem como em épocas passadas.
Deste modo a visita tornou-se interessante por todos os motivos anteriormente apresentados, que nos permitiram voar na nossa imaginação e perceber o que todos aqueles objectos significavam para nós.
Ao longo da exposição os objectos que mais me chamaram à atenção foram o avião e a balança.
Relativamente ao avião, este objecto chamou-me à atenção pela forma como estava elaborado. Ou seja, encontrava-se de uma forma bastante diferente daquela que normalmente vemos. Este objecto tem uma enorme importância na actualidade, uma vez que nos permite conhecer o mundo e assim tirar conclusões sobre tudo aquilo que vemos. Permite-nos estar mais próximos do céu, sentirmo-nos maiores que todos os outros seres, que se encontram a dimensões bastante pequenas.
Este objecto permite-nos sonhar com outros lugares, permite-nos viajar de uma forma rápida e confortável para qualquer destino que queiramos conhecer. É assim, o concretizador dos nossos sonhos.
Hoje em dia quase todas as pessoas já andaram de avião, no entanto antigamente não era assim. Este objecto sofreu uma grande evolução ao longo dos tempos, e todos os que conseguiram melhorar a acessibilidade a este meio de transporte foram homenageados e reconhecidos por todos.
O sonho do Homem, já desde sempre, foi pertencer a locais que não lhes pertencem, conseguir entrar em todos os ecossistemas e fazer a sua vida como os restantes seres. O homem sempre foi muito ganancioso, quis sempre ser o dono do planeta Terra. Deste modo foram criados os barcos, submarinos e mais recentemente os aviões. Todos estes meios de transporte permitiram ao Homem concretizar os seus desejos de voar ou conseguir estar na água e ver os peixes. Assim este objecto permitiu a todos nós o capricho de que muitos ambicionavam. Serem descobridores de todo o mundo, em todos os meios existentes.
O outro objecto que chamou a minha atenção, por motivos bem diferentes do avião, foi a balança. A balança sempre foi um objecto bastante utilizado, desde os tempos mais remotos. Conseguíamos vê-la nos mercados da antiguidade, em mercearias e na actualidade nas grandes superfícies comerciais, bem como nas nossas casas.
O aspecto das balanças foi alterando ao longo dos tempos, primeiro existiam dois pratos, actualmente existe uma única superfície.
A balança que se encontra na imagem é muito diferente daquelas que vemos na actualidade, que são digitais, e que utilizamos tanto para nos pesarmos como a vários alimentos que utilizamos na cozinha.
Este utensílio chamou-me à atenção na medida em que é bem diferente daqueles que estou habituada a ver.
Tal como aconteceu com o avião também a balança sofreu alterações ao longo dos tempos, tornando-se mais fácil e rápido o seu manuseamento. No entanto dou grande valor aos objectos antigos, uma vez que foi a descoberta e evolução destes objectos que nos permitiu, nos dias de hoje, utilizar estes utensílios de uma forma mais fácil. Certamente que com o passar do tempo estes objectos que utilizamos no nosso dia-a-dia serão estranhos para novas gerações, mas é essencial percebermos que a evolução faz parte da vida e que todos os objectos têm importância num determinado período.
Assim percebi que um dos objectivos desta actividade poderia conter o factor da evolução, uma vez que os objectos antigos são desvalorizados quando novos são descobertos e utilizados. No entanto é necessário manter todos estes objectos vivos na nossa memória.

Maria Manuel Costa, 12ºA,nº19

Obrigado, Maria Manuel.

João Costa