quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Com agrado


No passado dia 12 de Dezembro fui visitar a exposição “Flora de Brincadeiras”.
Esta exposição é, de certa forma, uma viajem ao passado, com todos os seus objectos e brinquedos como nada de electrónico, que nos fazem recordar um passado (não muito distante), em que as brincadeiras estavam muito mais relacionadas com a Natureza do que agora.
Dos objectos que lá estavam houve um que me atraiu particularmente, um “telefone” de cana, constituído por uma espécie de dois “copinhos” ligados por um fio. A razão pela qual me agradou tanto este objecto foi pelo facto de eu próprio, em criança, estar constantemente a fazer “telefones” destes com a minha irmã mais velha. Na minha inocência, pensava mesmo que eles funcionavam, mas hoje percebo que a conseguia ouvi-la por ela estar demasiado perto de mim!
Actualmente, penso que estes “telefones” já não atraem muito as crianças… É um bocado estranho que, passados apenas cerca de dez anos, as brincadeiras das crianças estejam tão modificadas. Hoje em dia as crianças preferem brincar com outras coisas, mais complexas, electrónicas. Perdeu-se a vontade de construir os próprios brinquedos, de dar asas à imaginação e de fazer o que se quisesse com materiais oferecidos pela Natureza.
Contudo, apesar de actualmente os brinquedos serem muito mais evoluídos do que eram antes, duvido muito que as crianças de agora se divirtam mais do que se divertiam as crianças do passado, com estes brinquedos que encontramos na “Flora de Brincadeiras”.
José Pedro Matias, 12ºA, nº12
Escola EB 2 , 3 /Secundária de Vila Pouca de Aguiar
* Com muito agrado, José Pedro.
João Costa