quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Actividades Culturais


Nos passados dias 3 a 13 de Dezembro esteve exposta na biblioteca municipal de Vila Pouca de Aguiar uma exposição intitulada por: "Flora de Brincadeiras" de João Pinto. Esta exposição consistia em demonstrar que é possível criar muitas coisas engraçadas e bastante interessantes com simples peças encontradas na natureza.
Dois objectos que chamaram a minha atenção foram uma bicicleta e um fumeiro, porque é muito interessante a maneira de como conseguem fazer uma bicicleta com uns simples paus encontrados por exemplo num simples passeio pela natureza. E também é bastante interessante a maneira de como pegando em pequenas pedras que se encontram pela natureza fora, conseguem fazer um fumeiro e depois aproveitando a agulheta deixada pelos pinheiros que muitas vezes se encontra no chão pela natureza fora, consegue dar-lhe como uma vida e deixam de ser um simples “lixo” em que toda a gente trepa e passam a desempenhar uma outra função depois da desempenhada no pinheiro. Deixam de ser uma simples agulheta que se encontra no chão e onde toda a gente trepa e passam a ser um símbolo, passam a simbolizar alheiras, presuntos, e todas essas coisas que se encontram penduradas no fumeiro a secar.
Desta exposição não foram apenas estes pequenos objectos que despertaram a minha atenção, também houvera outros objectos nos quais também achei muito interessantes e que também despertaram e muito a minha curiosidade. Com por exemplo também havia na exposição pequenas cadeiras, nas quais também despertaram a minha atenção na forma como são construídas, também como na bicicleta aproveitam pequenos paus. Outros objectos que também despertaram a minha atenção foram os assobios, eu que já tinha uma vaga ideia de que era possível construir pequenos assobios com simples objectos encontrados na natureza, mas mesmo assim conseguiu na mesma despertar a minha atenção, visto que tenho uma enorme curiosidade em saber a forma de com são construídos.
Toda esta exposição fez-me pensar no campo e principalmente na natureza, e talvez podemos ver esta exposição como uma forma de nos querer expressar uma coisa que é o quão importante é a natureza e que devemos cada vez mais preservá-la, pois a natureza é muito importante para a nossa sobrevivência, mas não só, ela também nos pode oferecer pequenas coisas que depois de trabalhadas ficam grandes, não em tamanho mas em beleza e em sentimento. Isto foi na minha opinião aquilo que esta exposição queria demonstrar.


Foto da bicicleta que despertou a minha atenção.


Foto do fumeiro que despertou a minha atenção.

Joel Magalhães,12ºA,nº13
Joel,
obrigado.
João Costa