segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O Fumeiro e o Pião




O objecto que escolhi para descrever foi o fumeiro. Fumeiro é o nome dado a carnes geralmente de porco, expostas ao fumo para conservação das mesmas. Escolhi o fumeiro regional porque é característico da gastronomia transmontana. Assim que vi este objecto lembrei-me da minha região que é muito conhecida pelo fumeiro. Zonas como Chaves, Montalegre, Vinhais e Barroso destacam-se pela prática de esta actividade sendo relevante à economia local. Realiza-se em Portugal diversas feiras do fumeiro, sendo pela sua relevância de assinalar a do conselho de vinhais.
A organização da Feira do Fumeiro de Vinhais é uma iniciativa importante para promover a salsicharia tradicional transmontana, para além de permitir aos produtores artesanais a venda do seu fumeiro particular.
Lembro-me também de ser criança e ver os meus avós a fazerem enchidos para consumo da casa.

O Pião

Escolhi o pião porque é um objecto que me faz recordar a minha infância. Lembro-me de quando andava na pré e no Primeiro Ciclo, ele era um dos objectos com que brincava muito. O pião é um tipo de brinquedo que consiste em puxar uma corda enrolada a um objecto afunilado, geralmente de madeira e com uma ponta de ferro, colocando-o em rotação no solo, mantendo-se erguido.

Luzia Magalhães, nº16, 12ºA

Obrigado, Luzia.
João Costa