quarta-feira, 14 de abril de 2010

Árvore das patacas e o fruto cofre

Ainda é muito utilizada a expressão “Árvore das patacas” como sinónimo de negócio fácil e chorudo, mas também aplicada para se evitar o desperdício “Julgas que isto é alguma árvore das patacas?” Então qual a origem desta expressão e qual a árvore que lhe dá suporte? É, com certeza, mais uma expressão que radica no caminho das índias, uma vez que esta árvore ( Dillenia indica) é originária da Índia e trazida para o Brasil, como outras plantas, no reinado de D. João VI.
A designação popular de Árvore da Pataca residirá numa particularidade dessa árvore, em que as extremidades da flor se fecham sobre a mesma para a formação do fruto. Assim, qualquer objecto que aí se coloque, durante a fase da formação do fruto, ficará para sempre no seu interior. Segundo dizem, D. Pedro I terá colocado várias moedas (patacas) em várias flores. Depois dos frutos formados, enviou-as numa caixa para Portugal, com a inscrição: "Nesta terra o dinheiro nasce em árvores". Pelos vistos acharam piada ao fenómeno, e outras pessoas divertiam-se com “esta surpresa” dos frutos.
Na Índia, as suas folhas são usadas como copos ou pratos, enquanto a madeira é utilizada para lenha. Já os frutos, enquanto verdes, são cozidos para fazer “picles”. No Panamá, o fruto maduro é comido e utilizado na doçaria. No Brasil, as folhas e flores são utilizadas em ornamentações. A época de floração situa-se entre Março e Maio, daí que lhe chamem também Flor-de-Abril.

Folhas e frutos da Dillenia Indica, nos jardins do Museu Imperial, Petrópolis, Rio de Janeiro ( Julho de 2005)
A árvore das patacas ou Flor de Abril. Museu Imperial. Petrólis, R.J. (2005)
Fonte:
http://www.fazendasantagertrudes.com.br/roteiro/roteiro03_dir.html

1 comentário:

afonsomfneto@hotmail.com disse...

Parabens por este artigo sobre a Árvore das Patacas, ou Arvore do Dinheiro, com o seu fruto cofre
.
recentemente visitando um sítio nos deparamos com esta árvore, seu fruto, e suas folhas lindas
.
Parabens pelo artigo
.
afonsomfneto@ibest.com.br