terça-feira, 1 de julho de 2008

Jogos e armas

Rodopio construído com haste de fiolho ou funcho ( objecto maior)
O objecto menor - assobio construído no mesmo material, tendo uma erva como palheta ou membrana. ( Mogadouro)
Vira-vento, espécie de rodopio construído em casca fina de eucalipto, decorado com sumo de amora ( Alpendorada).

A haste desta planta ( Asphodelus ramosus) era utilizada, quando seca, como flecha
(Torre de Moncorvo)

Carica utilizada num jogo de pontaria. A casca de laranja tornava a cápsula mais pesada e por isso mais certeira. ( Alpendorada)

Catapulta

Pião - bogalho

Stoque - Arma de pressão
Cano em pau de sabugueiro e balas em estopa
( Alpendorada)

Taraxum officinale - Dente-de-leão
Com um sopro, desejava-se que um familiar de um companheiro presente não mais gastasse dinheiro em barbeiros! " O teu pai é careca?"

Avena barbata - num único movimento ripavam-se as espigas e atiravam-se à roupa do companheiro mais próximo. ( Alpendorada)

Hordeum murinum - outra seta que se atirava à roupa, nas brincadeiras infantis.
( Alpendorada)
O Sr. António Dias recorda a forma como, na sua infância, as crianças transportavam a sua arma.
( Torre de Moncorvo) ( foto de 2005)

Mata-moscas
Arma de arremesso ( cano em cana e percutor, vara de giesta ou amendoeira).
Pressionada a vara que surge saliente na cana, "disparava" um projéctil que se colocava dentro do cano.
( Torre de Moncorvo)


Caixa para transporte de grilos ( cana e cortiça). Era transportada a tiracolo atando-lhe um junco.
(Aveiro

Fisga
A gancha era colhida de várias árvores ou arbustos, neste caso é em buxo.


Bufa-gatos

Sementes de plâtano - bastardo.
Lançadas ao ar ou largadas de um ponto alto produzem um efeito
semelhante às hélices de um helicóptero.
(Vila Real, Bragança)

2 comentários:

Anónimo disse...

eu estava procurei a palavra stoque pensando que não iria encontrar nada e me deparei com este site falando sobre o assunto,eu pensei que a arma de pressão ninguem conhecia na minha infancia eu e meus irmãos faziamos com bambu verde e usavamos papel molhado e a vareta de bambu,tambem faziamos arminhas de madeira com elastico e gatinho de arame e varias outras coisas.
gostei do blog

Bruno disse...

Então... estava tentando fazer um stoque hoje com bambu verde, mas não consegui. Na minha infância também fazia com bambu e papel molhado, mas agora não consigo mais fazer, não sei porque, a minha não dispara!